O rio Cachoeira é um importante rio do estado brasileiro da Bahia. Nasce na Serra de Ouricana, na cidade de Itororó, com o nome de Rio Colônia, passando pelas cidades de Firmino Alves, Itaju do Colônia, Floresta Azul e Ibicaraí.
O rio Cachoeira se forma em Itapé, na confluência do Colônia com o rio Salgado. Considerando os dois rios, a bacia hidrográfica do Cachoeira engloba 12 municípios, abrangendo ainda Santa Cruz da Vitória, Jussari, Buerarema e Itapetinga. O rio percorre grande parte do perímetro urbano da cidade de Itabuna e sua foz no Oceano Atlântico é em Ilhéus.
O rio apresenta níveis variados de poluição ao longo do seu curso.
Principais atividades desenvolvidas em entorno da Bacia do Cachoeira: Agropecuária; Comércio; Turismo; Indústria de transformação.
Estima-se que 25 mil moradores recebam água do Rio Cachoeira e a cidade possui aproximadamente 250 mil habitantes. Ou seja, 10% o que equivale a 10% da população. A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), responsável pelo abastecimento de água em Itabuna, informou que a água consumida em Itabuna é captada na bacia do Rio Almada e que não possui recursos para fazer o tratamento do esgoto que é despejado no Cachoeira.
Desenvolver ações conjuntas e mobilizar os municípios da região com foco na recuperação do Rio Cachoeira foram alguns dos assuntos discutidos no 2º Seminário "Cachoeira, nosso Rio Vivo". O encontro teve o apoio da Agância de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia e aconteceu no mês de março, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).
Problemas complexos exigem uma abordagem integradora e o envolvimento de atores diversos, afirma Mariana Sales, secretária executiva da ADR. Percebemos que as propostas para revitalização do rio nãoo passam apenas por soluções ambientais, mas também por ações de inclusatilde;o produtiva, geração de renda e melhoria da qualidade de vida. Queremos apoiar a construção de uma agenda estratégica e executiva para dar uma resposta a esse problema que é urgente e emergente.